NOVIDADES

Acompanhe as novidades sobre Antropologia, Património e Museologia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Baba Yaga

3 weeks 5 days ago

Baba Yaga shared a link.

Baba Yaga

3 weeks 6 days ago

Baba Yaga shared a post.

[ Etnográfica - novo volume ]

Etnográfica | vol. 23 (2)

Disponível online em acesso aberto, incluindo PDF da edição impressa
Available online in open access, including PDF of the print version

https://journals.openedition.org/etnografica/

» Artigos

"La carpeta de Simone: objetos, género y extranjería en la experiencia carcelaria"
María Ruiz Torrado

"Entre a política e a técnica: prática jurídica no Supremo Tribunal Federal brasileiro"
Andressa Lewandowski

“Y nosotros, ¿qué ganamos?”: identificaciones en el trabajo de campo etnográfico con cuadrillas juveniles en Costa Rica"
Onésimo Rodríguez Aguilar

"Metáforas térmicas: turistas europeus no Nordeste brasileiro narrando a intimidade"
Octávio Sacramento

"A vida na cidade e a invenção da “cultura”: imagens de desenvolvimento a partir da “roça”
Gustavo Meyer

"Políticas da hierarquia e movimentos da política no alto Rio Negro: algumas transformações indígenas"
Aline Iubel | Piero Leirner

» Memória

"Sobre a distância entre a “situação colonial” em Moçambique e o luso-tropicalismo: carta de António Rita Ferreira para Jorge Dias", com artigo anexo
Cláudia Castelo | Vera Marques Alves

» Dossiê "Entre seres intangíveis e pessoas: experiência e história"
Emília Pietrafesa de Godoi | Marcelo Moura Mello (orgs.)

"Entre seres intangíveis e pessoas: uma introdução"
Emília Pietrafesa de Godoi | Marcelo Moura Mello

“A família de Légua está toda na eira”: tramas entre pessoas e encantados"
Martina Ahlert | Conceição de Maria Teixeira Lima

"Variações sobre “livusias”: coincidência entre a terra e os (fins de) mundos contidos numa ilha no rio São Francisco, Brasil"
Márcia Nóbrega

"No-humanos que hacen la historia, el entorno y el cuerpo en el Chaco argentino"
Florencia Tola

"Ontologia da confusão: Exu e o Diabo dançam o “Samba do Crioulo Doido”
Moisés Lino e Silva

Baba Yaga

1 month 2 weeks ago

Baba Yaga shared a link.

Baba Yaga

1 month 2 weeks ago

Baba Yaga shared a video.

Mergulhe no fascinante mundo dos tubarões, com retratos únicos captados pela lente do reconhecido fotógrafo Brian Skerry.
‘Sharks’ está em exposição na Galeria da Biodiversidade da Universidade do Porto.

Patrocinadores: Optica Conselheiros da Visão, Audi, AGEAS e Valdispert Noite
Mecenas: Sonae
Parceiros: Ciência Viva
Media Partner: Rádio Comercial

Baba Yaga

1 month 3 weeks ago

Baba Yaga shared a post.

05 Jun 2019
Dia Mundial do Ambiente

Visita guiada ao Museu de Aveiro / Santa Joana a partir da Botica e das espécies botânicas, plantas aromáticas e medicinais da Cerca Conventual. A atividade decorrerá junto ao armário da Botica, com visita ao Claustro e refeitório seguida de passagem pelo pátio (junto às antigas cozinhas) e uma visita ao jardim da cerca conventual. No final um atelier que consta do fabrico de uma pomada a partir das plantas aromáticas colhidas no jardim pelos participantes e manuseio destas espécies com orientação de uma farmacêutica convidada.

Público em geral

Horário - 14h00 - 16h00

Museu de Aveiro/Santa Joana

Organização - CMA

Gratuito – com marcação prévia

Museu de Aveiro / Santa Joana
Tel. 234 423297 fax: 234 421 749
Informações no facebook https://www.facebook.com/museuaveiro

O Dia Mundial do Ambiente, celebrado anualmente a 5 de junho, foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972. Este dia é o principal veículo das Nações Unidas para incentivar a consciência mundial e ação para o meio ambiente.

O Dia Mundial do Ambiente é a oportunidade para que todos percebam a responsabilidade que têm em cuidar do planeta e tornar-se agentes da mudança.

“Apesar das decisões individuais parecerem pequenas face às ameaças e tendências mundiais, quando biliões de pessoas juntam forças com um objetivo comum, podemos fazer uma diferença tremenda.” – Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.

Baba Yaga

2 months 1 day ago

Baba Yaga shared a link.

Baba Yaga

2 months 2 days ago

Baba Yaga shared a photo.

EXPOSIÇÃO SHARKS, UMA MISSÃO DE BRIAN SKERRY | 24 DE MAIO A 31 DE DEZEMBRO DE 2019 | GALERIA DA BIODIVERSIDADE - CENTRO CIÊNCIA VIVA

Uma das mais emblemáticas exposições da National Geographic, “Sharks, uma missão de Brian Skerry” estará patente na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva de 24 de maio a 31 de dezembro de 2019.

Com assinatura de Brian Skerry, fotógrafo e fotojornalista da National Geographic, esta exposição tem como objetivo dar a conhecer o mundo dos tubarões e chamar a atenção para o perigo da sua extinção, despertando consciências e ultrapassando mitos.

Toda a informação disponível em: https://mhnc.up.pt/sharks-uma-missao-de-brian-skerry/

Baba Yaga

2 months 1 week ago

Baba Yaga shared a post.

[ ENCONTROS DA PRIMAVERA ]

XIV Edição
13 > 16 junho 2019
Picote, Miranda do Douro
---

Realiza-se de 13 a 16 de junho 2019 a XIV edição dos Encontros da Primavera, em Picote (Miranda do Douro), Trás-os-Montes.

Criados em 2006, os Encontros da Primavera são um momento informal pós-lectivo de interconhecimento de docentes, artistas, investigadores e alunos de áreas disciplinares diferentes. O evento tornou-se ao longo dos anos muito mais do que um encontro científico. Nele se estimulam diálogos e partilhas com muitas outras formas de conhecer e outros saberes, tendo como contexto um território marcado por uma passagem lenta do tempo - um lugar de natureza, paisagem e traços culturais muito singulares.

O conceito proposto como ponto de partida para as atividades da XIV edição dos Encontros da Primavera, é a “paisagem” como topos físico e histórico de estratificação, conflito e encontro de múltiplas leituras dos territórios trasmontanos e durienses que foram e podem ser feitas a partir de tradições disciplinares e abordagens metodológicas diferentes.
Como é tradição nos Encontros da Primavera, a interrogação deste conceito e dos seus referentes territoriais irá ser feita através de leituras teóricas cruzadas marcadas por um diálogo profundo entre as ciências sociais e as artes visuais, como também por experiências sensoriais de exploração daqueles lugares, guiadas por especialistas de áreas diferentes.

Depois de mais de uma década de atividades, esta edição dos Encontros da Primavera pretende também ser uma oportunidade para interrogar a relação entre os territórios do interior – marcados por processos sociais, económicos e políticos por vezes dramáticos – a pesquisa académica e as iniciativas culturais e artísticas que são nestes contextos frequentemente realizadas. De que forma este diálogo é possível e com quais finalidades? O confronto com outras experiências realizadas em territórios diferentes (em Portugal, em Espanha e na Itália), irá servir de base para abordar esta temática.

O evento central (13-16 junho) será complementado por um programa de residência artística (1-12 junho) para dois artistas, que, durante os dias anteriores aos Encontros, irão permanecer no território levando a cabo uma atividade de pesquisa artística e realizando um ou mais projetos site-specific. Os artistas selecionados para a residência em 2019 são Marco Maria Zanin (Itália) e Pedro Vaz (Portugal).
A edição 2019 dos encontros contará ainda com a inauguração da exposição das obras realizadas pelos artistas em residência no verão de 2018, que terá lugar no Museu da Terra de Miranda (Miranda do Douro).

Programa completo e modalidade de inscrição em http://www.frauga.pt/?pID=106

Baba Yaga

2 months 2 weeks ago

5 ways to make your museum exhibition interactive

Novidades - B-Yaga